Tratamento de ar comprimido

A rede de ar comprimido tem como função principal transportar o ar desde sua geração até o ponto de consumo e também serve como reservatório secundário. A qualidade do ar comprimido é fator importante na redução da manutenção dos equipamentos pneumáticos.

É muito importante escolher o secador de ar e o filtro de ar comprimido adequado. Remoção de partículas de vapor d’agua presentes em sistemas pneumáticos.

  • Secador de ar por absorção;
  • Secador de ar por adsorção;
  • Secador de ar por membrana;
  • Secador de ar por refrigeração.

Armazenar e estabilizar a pressão na rede de ar comprimido e também separadores de condensado para separar e remover os condensados.

É usado basicamente para remover aerossóis de água e óleo que contaminam o ar comprimido.

Filtros, reguladores, lubrificadores e piggybacks podem ser agrupados para formar combinações. Elas são tipicamente encadeadas nos arranjos F+R+L (combinação de três peças) e F/R+L (combinação de duas peças), embora outras configurações também sejam usadas, dependendo das necessidades da aplicação. Os FRLs da combinação ARO-Flo são montados com facilidade, usando kits de espaçador modular.

Este dispositivo compacto e modular é feito pela empresa Camozzi. Possui portas MX2 nos seguintes tamanhos: G3/8, G1/2, G3/4. Possui portas MX3 nos tamanhos G1 e G3/4. Pode ser montado em paredes utilizando grampos, bem como em painéis. O dispositivo funciona melhor em temperaturas entre -5°C e 50°C. Pode suportar até 16 bar de pressão, conforme indicado pelas características dos componentes individuais. Outros modelos podem suportar entre -5°C e 60°C. Estes modelos podem suportar 10 bars de pressão.