Sabe como funciona e para que servem os compressores parafusos? Neste artigo, explicamos em detalhes. Confira!
Os compressores são equipamentos essenciais em sistemas de ar comprimido. Cumprem a função de coletar, comprimir e armazenar o ar da atmosfera. Apesar desses processos simples, existem diferentes modelos desenvolvidos para propósitos diversos. Além disso, alguns deles podem proporcionar muitas vantagens, como maior economia de energia e desempenho, como é o caso dos compressores parafusos.
Neste artigo, você vai conhecer melhor como funcionam os compressores parafusos e quais são as principais aplicações do equipamento.
O que são os compressores parafusos?
Os compressores de ar parafuso são equipamentos movidos a diesel ou eletricidade. Eles utilizam duas roscas sem fim, chamados de fusos ou parafusos que giram para gerar uma força de sucção que coleta o ar da atmosfera por meio do filtro e o direciona para o local de armazenamento e compressão.
Existem diferentes dois principais tipos de compressores parafuso:
De velocidade fixa: mantém a velocidade fixa do motor em 60Hz e trabalham num ciclo de carga e alívio. Assim, são recomendados para operações industriais com uma demanda de menor potência, geralmente entre 5CV a 50CV.
De velocidade variável: trabalham com inversores que modulam a frequência do motor, regulando a velocidade do parafuso, conforme a demanda de ar do cliente, proporcionando economia de energia. São direcionados para indústrias de maior porte, geralmente na faixa entre 30CV a 300CV.
Em comparação com os modelos de pistão, o compressor parafuso tem uma eficiência energética maior, podendo consumir cerca de 30% menos eletricidade. Além disso, emitem menos ruídos e tem uma manutenção de menor custo e uma durabilidade maior.
Como funcionam os compressores parafusos?
A base de funcionamento dos compressores parafusos são seus rotores. O par de rotores se juntam e se veem um contra o outro, semelhante a uma rosca. Esse movimento cumpre a função de deslocar o ar e comprimi-lo.
O fluxo do ar ocorre da seguinte maneira. Quando o equipamento é ligado, o par de parafusos provoca a entrada de ar. Esse ar passa antes por um filtro e pela válvula. Após isso, atravessa os rotores e é conduzido à válvula de descarga.
No reservatório, o ar fica misturado ao óleo, onde ocorre um processo de centrifugação. Com isso, o ar é comprimido e conduzido a um sistema separador que retira o óleo. Então, é conduzido a um radiador de ar, que é responsável pelo seu resfriamento (já que a compressão gera calor).
Onde os compressores parafusos são utilizados?
Os compressores parafuso são muito versáteis, e por isso são aplicados em diversas indústrias, como:
- Construção civil;
- De alimentos e bebidas;
- Militar;
- Automobilística;
- Petroquímica;
- De transformação;
- De móveis;
- Aeroespacial;
- Hospitalar;
- Metal Mecânica.
Como funcionam com uma alta velocidade, são muito direcionados para tarefas mais exigentes. Assim, conseguem aliar a baixa manutenção com a alta resistência. Com isso, a indústria alcança uma boa economia, sem abrir mão da confiabilidade do equipamento.
Na prática, pode ser utilizado por qualquer atividade industrial ou comercial que necessite de um compressor para alimentar ferramentas pneumáticas.
Os compressores parafusos são equipamentos muito vantajosos para indústrias que desejam uma solução robusta, de baixo custo de aquisição e de manutenção. São máquinas que vão proporcionar maior produtividade e eficiência energética.
Ficou interessado nesse tipo de ferramenta?